Dilma Rousseff (Foto: ABr)
A presidente Dilma Rousseff confirmou, nesta segunda-feira (23), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 terá duas edições. O processo seria adotado a partir deste ano, mas a primeira etapa, prevista para abril, foi cancelada pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (20).
O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio do Planalto que comemorou a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). “O ProUni também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) sem o Enem? Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria”, disse Dilma.
Já o ministro Fernando Haddad, que deixa a pasta nesta terça-feira (24), disse que “se a cada semana tivermos que enfrentar um debate judicial sobre o que tem de prevalecer em um exame dessa envergadura, isso vai gerar uma instabilidade inadequada. Nenhum vestibular vive a pressão que o Enem vive”.
Fonte: Jangadeiro Online