Doze estudantes do Ceará que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 conseguiram, na Justiça Federal, o direito de ter acesso às cópias das redações corrigidas. A decisão foi do juiz plantonista Leonardo Resende Martins, que atendeu a dois pedidos individuais e um em conjunto, assinado por 10 candidatos. Eles discordam da pontuação que obtiveram.
O magistrado determinou a divulgação do modelo padrão de resposta dos chamados “espelhos individuais de correção” no dia 5 de janeiro – dois dias antes do início das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – levando em conta a urgência do pedido. O Ministério da Educação (MEC) informa que ainda não recebeu a decisão, mas que deve atender ao pedido da Justiça.
Extensão para todo Brasil
O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, informou que vai pedir, na Justiça Federal, que a decisão seja estendida para todos os alunos do Brasil. Segundo ele, vários candidatos também estão questionando a nota da prova de redação. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, cerca de 24 estudantes já conseguiram, na Justiça, às cópias das redações corrigidas.
Fonte: Jangadeiro Online