quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Opinião – Ninguém respeita lei nem autoridade

Por Wanderley Pereira
Se não bastassem os homicídios que alcançam sobretudo adolescentes e jovens em pleno vigor da vida, os acidentes de trânsito com vítimas fatais assumem índices alarmantes nas ruas e nas estradas da capital e do interior. Eles também ceifam jovens cujas vidas seriam poupadas, se respeitassem as leis do trânsito e se evitassem a perigosa mistura de álcool com direção.
Somente nos últimos dois dias, tivemos quase duas dezenas de acidentes. Só no último fim de semana, o Frotão recebeu 590 vítimas contra 569 do fim de semana anterior. Um aumento de 21 casos de uma semana para outra. Como vemos, além das tragédias que movem para cima os gráficos da violência, temos toda uma rede hospitalar pública comprometida pela falência da lei e da autoridade.
No último fim de semana, aliás, vimos com tristeza uma denúncia, em rede nacional de televisão, sobre o descaso dos motociclistas em relação ao código de trânsito. Nas comunidades rurais, já temos o motovaqueiro tocando rebanhos nas estradas e capoeiras, sem habilitação e sem equipamentos de segurança. Os bêbados tomaram conta das ruas e das estradas, desafiando a fiscalização.
Vivemos uma crise de autoridade com governos populistas ignorando todas as leis e regras nas relações da sociedade. Por isso é que o crime ocupa hoje todos os setores da vida ativa, tornando o sertão palco, inclusive, de sequestros e assalto a banco. Sem o funcionamento da lei e da autoridade, a segurança será uma presença nula no quadro das prioridades reais de uma sociedade atormentada pela violência.
Wanderley Pereira é jornalista da TV Jangadeiro
Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário