Questões da prova teriam sido retiradas de pré-teste
Dois funcionários, dentre eles um professor, do Colégio Christus foram indiciados por estelionato no caso do vazamento de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
Segundo a Polícia Federal, em Brasília, o inquérito com a denúncia foi encaminhado para o Ministério Público Federal no Ceará e passará por apreciação do Procurador da República, Oscar Costa Filho.
A partir de agora, o Procurador vai decidir se oferece denúncia contra os acusados. Em entrevista ao Portal Jangadeiro Online, Oscar Costa Filho disse que recebeu o documento na tarde desta terça-feira (17) e que vai se pronunciar sobre o caso em instantes.
Envolvidos
As investigações apontaram que os funcionários indiciados estavam envolvidos diretamente na aplicação do pré-teste das questões do Enem no colégio, em outubro de 2010.
Christus emite nota
O Colégio Christus divulgou, no início da noite desta terça-feira (17), uma nota oficial sobre o indiciamento de dois funcionários no esquema de vazamento de questões do Enem. A instituição disse que “confia na honestidade e na lisura de seus funcionários e aguardará, considerando que as notícias expressam apenas a opinião da autoridade investigadora, uma posição equilibrada e isenta do Ministério Público Federal a respeito dos fatos relacionados ao ENEM 2011, de modo que, ao final, prevaleçam a verdade e a justiça”.
Pré-testes
Segundo o Ministério da Educação, os alunos do colégio de Fortaleza participaram de um pré-teste das questões que são aplicadas no Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os testes seguem procedimentos sigilosos.
Apenas os alunos têm acesso aos cadernos durante a aplicação que é acompanhada por três fiscais em cada turma. A nota afirma também que todos os cadernos foram devolvidos e devidamente conferidos e que não houve extravio do material.
Anulação
A Justiça Federal no Ceará chegou a determinar a anulação das questões similares para todos os estudantes que se submeteram ao Enem. Porém, o Ministério da Educação entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que suspendeu a liminar.
Com a decisão, as questões foram canceladas para 1.139 alunos do colégio e do cursinho Christus, que tiveram a nota recalculada.
Resultados
O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal parâmetro para o ingresso de estudantes nas principais universidades públicas do Brasil. O resultado final das provas foi divulgado no final de dezembro de 2011.
Redação Jangadeiro Online