quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uvas vigiadas do espaço produzem melhores vinhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2011
Satélites monitoram plantação de uva em busca do vinho ideal
O serviço usa sensoriamento por satélite para monitorar a água liberada pelas plantas, o crescimento das plantas e a eficiência da água de irrigação.[Imagem: Caren Jarmain/UKZN]
Vinho espacial
A ESA, agência espacial europeia, está colocando satélites artificiais a serviço de melhores safras de vinhos.
O serviço GrapeLook ("olhada nas uvas", em tradução livre) usa medições de satélite para ajudar a decidir a quantidade de água da rega e os melhores momentos para irrigar as plantações de uva.
O serviço usa tecnologia que combina dados de observação da Terra e medições no terreno. Os valores de umidade do solo são enviados em tempo real para um centro de processamento através de uma conexão por satélite.
Os dados dos satélites mostram a quantidade de água liberada pelas plantas, a quantidade de biomassa que cresce e a eficiência na utilização da água.
Processadas todas estas informações, os mapas são colocados online, à disposição dos vinicultores e responsáveis pela rega, através de um site baseado no Google Maps.
Auxílio à irrigação
O GrapeLook foi testado este ano com um grupo de vinicultores da África do Sul. Os agricultores acessavam o site para verificar o estado da sua vinha, tomando as providências adequadas.
O grupo também recebia previsões sobre a hidratação do solo e a necessidade de irrigação dos seus terrenos.
Foi unânime entre os participantes da experiência que o GrapeLook era útil na monitoração da falta de água, do crescimento das plantas e na identificação dos problemas de irrigação.
O serviço ajudou a identificar práticas mais eficientes e poderá contribuir para a redução dos custos, com a mão-de-obra, por exemplo.
O sistema deve aumentar a produção de uva, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade do vinho - tudo isto baixando o consumo de água.
Serviço comercial
"Pode demorar alguns anos até que as comunidades de agricultores percebam das vantagens deste sistema e aprendam a confiar nele, mas as autoridades sul-africanas já se mostraram dispostas a oferecer o serviço GrapeLook por mais uma estação," contou Olivier Becu, do gabinete técnico da ESA.
"O serviço GrapeLook torna evidente a forma como a tecnologia de satélite pode beneficiar os agricultores," disse Annemarie Klaasse, especialista em gestão de recursos agrícolas.
"Não só ajuda os agricultores a reduzir o uso de água, mas também aumenta a sustentabilidade e a produção. Os próximos passos são a expansão do serviço a outras culturas e áreas."
O serviço está sendo lançado em parceria com uma empresa privada, sendo, portanto, um serviço comercial pago, que será disponibilizado futuramente para outras regiões.

Fonte: Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário