terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasil torna-se a 6a potência econômica (ranking do PIB mundial)

Dados de 2011 mostram que o Brasil ultrapassou o Reino Unido e ocupa atualmente a sexta posição no ranking das maiores potências econômicas no mundo. Os dados são do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) e foram publicados na imprensa britânica em 26 de dezembro de 2011.
O Reino Unido, assim como toda a Europa, encontra-se em crise e nos próximos anos deverá perder posições para a Rússia e a Índia.
pib brasil
Na imprensa européia, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao “futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global” com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.
- O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los na economia é um fenômeno novo – comparou Douglas McWilliams, CEO do CEBR.
Veja a lista dos 10 maiores países em relação ao seu PIB, de acordo com o CEBR (2011).

Posição
País
1
Estados Unidos da América
2
China
3
Japão
4
Alemanha
5
França
6
Brasil
7
Reino Unido
8
Itália
9
Rússia
10
Índia
Em 2010, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo. Para 2012, o BC estima um crescimento de 3,5%, enquanto o ministro da Fazenda prevê uma expansão entre 4% e 5%. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, O Brasil fechará 2011 como o sexto maior PIB mundial, com US$ 2,4 bilhões.
A posição do Brasil é destacada pelo vasto potencial de exploração de recursos naturais, incluindo ouro e prata, além do petróleo no mar e minerais na Amazônia. A posição do Brasil também tem vantagens quando comparado com a China. A situação política estável é atrativa para os investidores. A democracia que foi ganha com muita luta oferece a tranquilidade para os investidores externos de que essa situação não deverá se reverter. Ao contrário da China, o Brasil é uma democracia que chama a atenção dos investidores. É improvável que ocorram no Brasil movimentos sociais violentos contra o governo, o que é provável que ocorra na China a qualquer momento.
No entanto, ter o sexto maior PIB do planeta não significa muito quando toda esta riqueza deve ser dividida entre uma população muito maior que nos países europeus, e pior ainda, quando a divisão é uma das mais desiguais do mundo.
A economia em ascenção deve ser acompanhada de reformas políticas e sociais, para que a população possa se beneficiar desta vitória econômica.
Disponível em:http://www.logisticadescomplicada.com/brasil-torna-se-a-6a-potencia-economica-ranking-do-pib-mundial/


 Pena que isso não se traduza em melhorias reais para a população, nossa educação ainda é uma das piores do mundo, na saúde filas intermináveis em hospitais, na segurança o que mas vemos é que o cidadão a cada dia fica mas preso em sua própria casa,  e na capital do país  temos um grande número de políticos corruptos que além de ganharem salários exorbitantes, tudo o que fazem é desviar o dinheiro público, por tudo isso ser a 6° maior potência econômica do mundo  não traz para mim orgulho e sim indignação de ver  como um pais tão rico ainda continua com índices de desenvolvimento humano tão baixos, graças a seus governantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário