sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Menor circuito eletrônico do mundo revela poderes quânticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/12/2011
Menor circuito eletrônico do mundo revela poderes quânticos
O circuito é formado por dois fios separados por 15 nanômetros - o equivalente a cerca de 150 átomos. [Imagem: Laroche et al./Nature]
Além da miniaturização
Engenheiros criaram aquele que pode ser o menor circuito eletrônico já fabricado.
O circuito é formado por dois fios separados por 15 nanômetros - o equivalente a cerca de 150 átomos.
A demonstração de uma funcionalidade eletrônica nessas dimensões tem um impacto direto sobre a velocidade e o consumo de energia dos circuitos eletrônicos como um todo, seja um processador de computador, uma TV ou um telefone celular.
Embora já existam diversos experimentos com circuitos moleculares e até com transistores atômicos, Guillaume Gervais e seus colegas fizeram uma ponte entre o mundo molecular e o mundo da eletrônica tradicional.
E o resultado foi muito além do que seria esperado de uma simples miniaturização.
Poderes quânticos
Os pesquisadores se surpreenderam ao descobrir que, colocados em tal proximidade, um dos nanofios exerce uma influência sobre o outro, fazendo-o assumir uma carga que pode ser positiva ou negativa.
Isto significa que a corrente elétrica que circula em um dos fios pode produzir uma corrente no outro fio que pode ter o mesmo sentido ou o sentido oposto - ou 0 ou um 1.
Esses "fios quânticos unidimensionais" funcionam em acordo com as leis da física quântica, mas alteram completamente o que se sabia sobre o funcionamento dos componentes eletrônicos conforme eles são miniaturizados.
Uma possível decorrência da descoberta é que o calor gerado no interior de um chip poderia ser capturado por nanofios colocados nas proximidades dos transistores, e usado para alimentar componentes adicionais ativos.
Ou seja, o calor dissipado por alguns componentes seria usado como alimentação de uma outra camada de componentes adicionais, que se somariam para otimizar o funcionamento do chip como um todo.
Ou, mais no futuro, chips nanoeletrônicos poderiam basear seu funcionamento integralmente nesses componentes quânticos.
Fonte: Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário