quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Proposta permite a estudantes estrangeiros receber bolsas do Prouni

Crivella porpõe que estudantes estrangeiros possam ser beneficiados com bolsa de estudo do Governo Federal (Agência Senado)Crivella porpõe que estudantes estrangeiros possam ser beneficiados com bolsa de estudo do Governo Federal (Agência Senado)
Projeto de autoria do Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que visa modificar a Lei 11096/05, que criou o Programa Universidade para Todos (Prouni), tem como objetivo  incluir estudantes estrangeiros entre os que podem vir a receber bolsas do governo brasileiro para estudar em instituições privadas de educação superior.

Nas principais universidades dos Estados Unidos, os estudantes estrangeiros chegam a representar até 20% do total de alunos. Na Universidade de São Paulo, a mais importante do país, o índice não chega a 3%.

O projeto prevê que, estudantes brasileiros e estrangeiros cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo poderão conseguir bolsas integrais. As bolsas parciais estarão disponíveis a estudantes brasileiros e estrangeiros cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse três salários mínimos.

A proposta tem como relator o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que é favorável às mudanças, ele lembra que os Estados Unidos e vários países da Europa ofereceram bolsas de estudo a jovens brasileiros durante várias décadas.

O texto está pronto para votação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Fonte: O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário