O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, em sua página na internet, a partir desta quarta-feira (21), o resultado individual dos candidatos que realizaram Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. A previsão era de que as notas obtidas fossem disponibilizadas no início de janeiro, mas o resultado foi antecipado.
Cerca de 5,3 milhões de estudantes de todo o Brasil fizeram as provas do Enem 2011 nos dias 23 e 24 de outubro de 2011. O exame é utilizado como forma de acesso às universidades públicas, ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.
Cálculo
Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha, é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.
A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item.
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.
Na TRI, não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.
Questões anuladas
Mais 500 alunos do cursinho pré-vestibular do Colégio Christus de Fortaleza também vão ter as questões do Enem 2011 anuladas. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira (21), pelo Ministério da Educação. Agora são 1.139 estudantes que têm 14 questões do teste anuladas. Em novembro 639 alunos do 3 ano do Ensino Médio tiveram as questões desconsideradas.

Suspeitas
Alunos levantaram suspeita de vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Fortaleza, na noite do dia 25 de outubro, após um estudante postar no Facebook o caderno de simulado do colégio, comparando as questões com a prova do Enem.
Segundo uma nota veiculada pelo Ministério Público Federal, 14 questões que estavam no caderno de revisão repassado para os alunos do Christus, caíram de forma idêntica no Exame Nacional do Ensino Médio.
As questões idênticas nas quais o conteúdo foi antecipado foram as seguintes: no 1º dia (sábado, 23 de outubro), prova amarela, nº. 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32; no 2º dia (domingo, 24 de outubro), prova amarela, questões nº. 113, 180, 141, 173 e 154.
Fonte : Jangadeiro online


Link para a pagina de resultados:
http://www.inep.gov.br/