Manifestantes entram em confronto com a Polícia (Foto: Weberte Lemos)
Os policiais e bombeiros militares realizam um novo protesto nesta terça-feira (20), a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa. Após a confusão, entre os  servidores e o governador Cid Gomes, que marcou a manifestação da categoria no último sábado (17), o deputado estadual Capitão Wagner (PR) afirmou que o movimento será pacífico.
Segundo a Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), os policiais e bombeiros pedem reajuste salarial, promoções, realização de novo concurso público e a concessão de vales-refeição no valor de R$ 10.
ConfusãoNa manhã do último sábado (17), a categoria realizou uma caminhada que partiu da Praça do Ferreira e seguiu para a obra da estação do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves, onde o governador Cid Gomes estava fazendo uma visita oficial com um grupo de deputados estaduais. Houve um princípio de tumulto, o batalhão de choque da PM foi acionado para ajudar o governador a deixar o local.
A caminhada dos militares estava programada para terminar na praça do 5° Batalhão da Polícia mas, com a informação de que Cid Gomes estava no centro da cidade, o percurso foi modificado. Os manifestantes seguiram em passeata até a estação São Benedito, na avenida Tristão Gonçalves, para encontrar o governador. Cid Gomes só conseguiu permanecer no local por 15 minutos e, diante do protesto, teve que interromper a visita.
BloqueioOs manifestantes sentaram na avenida em sinal de protesto para tentar impedir a saída do governador do canteiro de obras do Metrofor. Só depois de mais de meia hora, a comitiva oficial conseguiu deixar o local, escoltada por policiais do batalhão de choque e seguranças. Cid Gomes passou entre os manifestantes sob gritos de  “se não melhorar, a polícia vai parar” e “Cid é ditador”, seguindo em direção ao carro que já esperava por ele.
Confira imagens do protesto:
GreveA associação ameaça entrar em greve, mesmo contrariando a Constituição Federal, que proíbe paralisação de militares. De acordo com o presidente da Aspramece, Pedro Queiroz , “a passeata não será apenas para sensibilizar o governo, mas para protestar pelo descaso com os militares do estado. Há cinco anos esperamos uma resposta do Governo e, diante do silêncio, resolvemos nos manifestar”.
Palco de confrontosEm 2011, a Assembleia Legislativa foi palco de diversas manifestações de categorias de classe no Ceará. No dia 29 de setembro, professores que acampavam no prédio entraram em confronto com policiais. Alguns dos participantes do protesto ficaram feridos e precisaram ser encaminhados a hospitais de Fortaleza.
Fonte: Jangadeiro online