sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O feitiço virou contra o feiticeiro

O país inteiro está assustado. Uma maré de greves começou pela segurança pública aqui no Ceará, avançou sobre a Bahia e ameaça chegar ao Rio de Janeiro e outros Estados em pleno clima de carnaval.
Aqui no Ceará, ela deixou graves sequelas e contaminou outros setores, entre eles os serviços essenciais de saúde pública, já por si debilitados em virtude da crise que os atinge impiedosamente, há vários anos. Diariamente, testemunhamos pela mídia cenas de dor, sofrimento, descaso e mortes no setor de saúde.
As greves trazem outro aspecto negativo: o desgaste do judiciário, que  não é mais respeitado ao decretar a  ilegalidade de alguns desses movimentos, nem nas determinações de retorno dos grevistas ao trabalho. Eles parecem moucos a tais recomendações. Desgastam-se ainda os governos, as forças de segurança e o Exército Brasileiro que não foi treinado para substituir a polícia nas ruas.
O desgaste chega ao extremo de se ter que acompanhar pela televisão as cenas deprimentes de um General comandante do Exército em pranto abraçado aos grevistas que lhe levaram um bolo de aniversário.
Esse é o retrato da segurança pública nos governos que estão aí,  os mesmos que outrora estavam nas ruas liderando movimentos de cobrança e protesto. É que o feitiço virou sobre o feiticeiro. Hoje no poder, eles utilizam contra os movimentos os mesmos recursos da ditadura. Uma coisa era o discurso, outra é a prática. E vamos torcer para que os quadros de apreensão que se agravam dia a dia não derivem para uma tragédia de incompetência maior do que a que está aí nos setores vitais da vida nacional.

Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário