quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nave europeia terá nome do pai da Teoria do Big Bang

Com informações da ESA - 21/02/2012
Nave da ESA terá nome do pai da Teoria do Big Bang
O pai da teoria do Big Bang, Georges Lemaitre, terá seu nome estampado no ATV-5. [Imagem: ESA]
Descoberta da expansão do Universo
Começou a ser feita justiça aodescobridor da expansão do Universo, o cientista belga Georges Lemaitre.
A agência espacial europeia acaba de batizar uma de suas naves não-tripuladas, o ATV-5 (Automated Transfer Vehicle), com o nome do astrônomo que foi deixado de lado por décadas pela comunidade científica.
Quando o erro foi finalmente corrigido, em uma pesquisa publicada na revista Nature, sugeriu-se que seria justo, no mínimo, dar o nome de Lemaitre a um telescópio espacial, para rivalizar com o Hubble, que levou o nome daquele que teve o crédito indevido pela descoberta durante décadas.
Pai da teoria do Big Bang
Dar nome a uma nave que se destruirá na reentrada na atmosfera em poucos meses parece pouco para um cientista que, além da descoberta da expansão do Universo, é o idealizador da teoria do Big Bang.
Mas é um começo, e ele estará em boa companhia.
Os ATVs anteriores levaram os nomes de Jules VerneJohannes Kepler e Edoardo Amaldi - este último, o ATV-3, está com lançamento marcado para Março.
O ATV-4, que será lançado em 2013, terá o nome de Albert Einstein.
O pai da teoria do Big Bang, Georges Lemaitre, terá seu nome estampado no ATV-5, ainda sem data agendada para lançamento.
Os ATVs são usados para levar suprimentos para a Estação Espacial Internacional.
Georges Lemaitre
Georges Lemaitre nasceu em 17 de Julho de 1894 na cidade de Charleroi, na Bélgica.
Ele obteve seu doutoramento em física e matemática em 1920. Em 1923, ele foi ordenado padre católico, o que é frequentemente sugerido como a razão pela qual ele foi deixado de lado pelos seus colegas cientistas.
Já padre, ele se tornou estudante de astronomia na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estudando cosmologia, astronomia estelar e análise numérica.
Em 1925, depois de dois anos de estudos em Harvard e no MIT, nos EUA, ele voltou para a Bélgica e se tornou professor em tempo integral na Universidade Católica de Leuven, onde ficou pelo restante de sua carreira.
Em 1927, Lemaitre descobriu uma família de soluções para as equações da relatividade de Einstein que descreviam um Universo em expansão, em vez de um Universo estático, como se acreditava até então.
Nesse trabalho, ele obteve o primeiro dado observacional daquilo que passaria para a história como a constante de Hubble, que trabalhou em cima dos dados de Lemaitre.
Mais tarde, já com a contribuição de vários outros cientistas, a teoria passou a ser conhecida como Teoria do Big Bang.
Lemaitre morreu em 1966, logo depois de tomar conhecimento da descoberta da radiação de fundo de micro-ondas, que dava provas adicionais da sua teoria sobre o nascimento do Universo.

Fonte: Inovação Tecnológica

Um comentário:

  1. Prezados, minha página tem o objetivo de divulgar a participação dos religiosos nas descobertas científicas. Como exemplos: A Genética foi fundada pelo monge Gregor Mendel; a Geologia tem o bispo Nicolau Steno como um de seus fundadores; a difração da luz foi descoberta pelo padre Francesco Maria Grimaldi; os jesuítas contribuíram ativamente com a Sismologia, física e matemática. Se quiser saber mais, curta a página no facebook e acompanhe as atualizações:

    https://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3ria-da-Ci%C3%AAncia/220847061457819

    www.hisciencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir