segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Avião com resgatados de base na Antártica volta ao Brasil hoje

FAB
O avião Hércules C-130 também foi utilizado no resgate dos corpos das 16 primeiras vítimas do voo Air France
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), Hércules C-130, enviado ao Chile para resgatar os militares e pesquisadores retirados da Estação Comandante Ferraz, só deve pousar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, entre a tarde de hoje e a madrugada de amanhã. Os brasileiros foram retirados da base depois do incêndio iniciado na madrugada de ontem e levados a Punta Arenas, por um avião argentino. De lá, eles vão embarcar no avião da FAB, de volta ao Brasil. Segundo a Aeronáutica, a viagem deve durar nove horas.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse no sábado que o programa antártico brasileiro não será encerrado com a destruição da Estação Comandante Ferraz, e que nesta segunda-feira já começam os planos de reconstrução da base. De acordo com o ministro, grande parte da estação foi destruída pelo incêndio e, com ela, muitos materiais e equipamentos dos 30 pesquisadores que realizavam trabalhos na ilha foram perdidos. “Todo o núcleo central da base, que é onde estão concentradas essas instalações foi perdido. O grau exato do que aconteceu ainda precisa ser objeto de perícia, mas a avaliação é de que realmente perdeu-se praticamente tudo”, disse.
Segundo Amorim, ainda não é possível dizer quando a estação voltará a operar, mas os planos para sua reconstrução já começam nesta segunda-feira. “Claro que o momento é de dor. O principal fato é a perda de vidas. Mas, evidentemente, quero expressar nossa determinação em continuar esse trabalho, que é tão importante para o Brasil e para o mundo. Esse é um projeto de 30 anos de empenho da sociedade brasileira, que tem todo o apoio do governo e do Congresso brasileiro. O programa (antártico) é um motivo de orgulho para nós, de modo que vamos continuar”, disse o ministro.
Amorim também agradeceu o apoio dado pelo Chile, pela Argentina e pela Polônia no transporte e acomodação do pessoal brasileiro que ficou desalojado com o incêndio e na assistência médica ao militar ferido.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário