sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Implodindo uma latinha de alumínio

Invenção do InventeAqui


Você consegue amassar uma lata de refrigerante? E sem tocá-la?

Esses são os materiais que iremos necessitar.
  • Uma lata de alumínio de refrigerante;
  • Água;
  • Pinça ou garra capaz de segurar a lata;
  • Recipiente transparente com boca larga;
  • Fogão ou outra fonte de calor.

    Passo  1: Adicione água fria no recipiente até aproximadamente 3/4 de altura. E adicione um pouco de água na lata, que seja o bastante para tampar todo o fundo.

    Passo2:Com a ajuda da garra, aqueça a lata na chama. Depois da ebulição, espere até começar a sair "vapor".

    Passo 3: Retire a lata rapidamente do fogo e coloque-a no recipiente de modo que sua boca fique completamente dentro da água fria.
    O que acontece?

    Inicialmente, a lata contém pequena quantidade de vapor de água e diferentes gases. Quando a água entra em ebulição, aumenta a quantidade de vapor de água dentro dela. Esse vapor pode ser observado, pois o vapor de água em contato com ar atmosférico tende a se condensar, tornando-se visível. Esse vapor ocupa grande parte do volume da lata. Quando ela é submergida no recipiente, o vapor de água contido lá dentro se condensa rapidamente. Como o volume da água é muito maior no estado gasoso do que no líquido, o volume de gás contido na lata diminui, deixando um espaço vazio. Diminuindo  o volume dos gases, a pressão interna também diminui. E como a pressão fora da lata está maior, ela força as paredes de alumínio, deformando a lata.

    Saiba mais...
    A lata de refrigenrante é ideal para o experimento, pois possui uma parede fina de alumínio, o que faz com que a pressão externa seja suficiente para amassar a lata. Caso o experimento  fosse feito com outro material mais resistente ou com paredes mais rígidas de alumínio, não daria certo, pois a  pressão externa não teria força suficiente para amassar a lata e a água que estava no recipiente seria "sugada" para dentro da lata.




Nenhum comentário:

Postar um comentário