quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alunos do Colégio Christus terão de refazer o Enem 2011


O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as 639 provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 realizadas por alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, foram canceladas. "Os estudantes devem fazer uma nova avaliação nos dias 28 e 29 de novembro", disse Nunzio Briguglio Filho, assessor especial do ministro Fernando Haddad, ao site de VEJA.
Confira a comparação entre questões do Enem 2011 e as que foram aplicadas em simulado de colégio em Fortaleza. À esquerda, as questoes do Enem; à direita, as do colégio Christus
Mais cedo, o MEC já havia admitido que estudantes do Colégio Christus tiveram acesso a questões similares às do Enem antes da realização da prova federal, no último fim de semana. "Pelas informações que apuramos pelas redes sociais, os alunos tiveram acesso a nove questões da prova", disse a pasta. "Se ficar apurado envolvimento da escola (no vazamento das questões), a instituição será processada."


O MEC informou ainda que já acionou a Polícia Federal na manhã desta quarta-feira para investigar o assunto. O objetivo é apurar, por exemplo, como as questões da prova foram parar nas redes sociais.
Simultaneamente, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho vai solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaios (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem, a anulação de 14 questões do exame. No entendimento dele, esse é o número de questões que chegou às mãos de estudantes antes da realização da prova.
"As imagens são provas irrefutáveis de que houve desequilíbrio no exame, favorecendo uns poucos e prejudicando milhões", diz o procurador. "No momento, a preocupação não é descobrir como as questões foram parar no simulado da escola, mas, sim, evitar que o exame seja desigual a todos os seus participantes."
De acordo com o procurador, caso o Inep se recuse a anular as questões, o Ministério Público Federal no Ceará dará início a um processo judicial exigindo a anulação das perguntas e até a suspensão do Enem 2011. "Sempre que foram identificados problemas na aplicação do Enem, o Inep e o MEC relativizam o problema e jogam a poeira para debaixo do tapete. Esperamos que, desta vez, a atitude seja diferente", diz.
Costa Filho é figura conhecida nas batalhas judiciais envolvendo o Enem. Em 2010, ele conseguiu que o exame fosse suspenso temporariamente. Neste ano, tão logo o edital do exame foi publicado, o procurador ajuizou uma ação civil pública solicitando que os estudantes tivessem acesso à correção da prova de redação e pudessem contestar as notas atribuídas pelo Inep.
Leia a seguir a nota do Ministério da Educação sobre a decisão relativa ao Colégio Christus:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prestou os seguintes esclarecimentos, depois de avaliar as informações que circularam nas redes sociais nas últimas 24 horas, notadamente na cidade de Fortaleza, no Ceará:
1. Depois de revisados todos os procedimentos da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, e sem encontrar nenhuma ocorrência de incidente, concluiu-se que não houve vazamento na sua aplicação. Em vista disso, decidiu acionar a Polícia Federal para esclarecer de que maneira os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a questões do Enem 2011. E, em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente.
2. Decidiu cancelar as provas de todos os estudantes concluintes do Colégio Christus, que totalizam 639, com base nas declarações da direção da escola, segundo as quais as questões teriam saído do seu próprio banco. No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, independente da questão criminal, que seguirá sendo apurada pela Polícia Federal.
3. Nos próximos dias, o Inep vai contatar os alunos que tiveram a prova cancelada e oferecer a possibilidade de refazer as provas nos dias 28 e 29 de novembro próximo.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário