sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O porquê da greve dos professores

Carta a Sociedade Cearense

Imprimir
O porquê da greve dos professores
O Sindicato APEOC provou com dados incontestáveis que o professor cearense na escola pública percebe o 5º pior salário do país e o 4º da Região Nordeste. Por outro lado, o IDEB classifica o ensino na rede pública do Ceará como o melhor do Nordeste. Comprovando com isto que, apesar do baixo salário, o professor cearense é um excelente educador.

 Indiferente a essa realidade, o governador Cid Gomes argüiu inconstitucionalidade da Lei do Piso. Derrotado no Supremo Tribunal Federal rompeu abruptamente com o processo de negociação e decidiu enviar à Assembleia Legislativa Projeto de Lei excluindo 80% dos professores efetivos de qualquer reajuste e com isto destrói a carreira funcional no Magistério da Educação Básica. Altera, reduz e extingui conquistas dos professores, a exemplo das gratificações de regência de classe, especialização, mestrado e doutorado, além da progressão horizontal. Ainda escalona em ordem decrescente o percentual das diferenças entre nível, bem como desestimula a capacitação profissional.
 Para os trabalhadores a greve seria última opção, e, em respeito à legislação vigente, o Sindicato APEOC cumpriu todas as exigências, até de comunicar aos Poderes Constituídos a decisão de greve tomada em Assembleia, dia 1º de agosto de 2011, no Ginásio Paulo Sarasate, e, efetiva paralisação após 72 horas, sexta-feira, 05 de agosto, em todas as escolas estaduais, CAPITAL E INTERIOR.
Com cristalina transparência, o Sindicato APEOC esclarece à sociedade que o único RESPONSAVEL PELA GREVE dos professores É O GOVERNADOR CID GOMES. A greve é uma resposta a sua insensibilidade para com a educação.
 Diante do exposto e em nome dos professores, profissionalmente humilhados, traídos e em via de hediondo massacre aos valores de uma categoria com relevantes serviços prestados à educação, o Sindicato APEOC conclama necessidade de apoio da sociedade cearense nesta luta que deve ser todos, país de famílias e dos que trabalham e estudam na escola pública.
Sindicato APEOC - QUEM EDUCA TAMBEM LUTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário