quarta-feira, 9 de novembro de 2011

suspensão da ficha limpa

Senado empossa Cássio Cunha Lima

Político paraibano foi o primeiro beneficiado pela suspensão da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010
Clique para Ampliar
Cunha Lima garantiu que chega ao Senado de cabeça erguida 
AGÊNCIA BRASIL

Brasília. Cássio Cunha Lima (PB) tomou posse ontem no Senado, ampliando a bancada do PSDB na Casa para dez parlamentares. Ele assume no lugar de Wilson Santiago (PMDB-PB) diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica aos candidatos eleitos em 2010.

Cunha Lima elegeu-se senador pela Paraíba com mais de um milhão de votos, mas foi impedido de tomar posse pela lei que proíbe a candidatura de políticos condenados por crimes eleitorais. Governador da Paraíba eleito em 2006, Cunha Lima teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009, acusado de compra de votos durante a campanha. Em seu discurso de posse, o tucano criticou a decisão judicial que impediu sua posse, afirmando que "juiz nenhum pode substituir o povo".

Cunha Lima garantiu que chega ao Senado de "cabeça erguida" e sem constrangimentos, até mesmo para defender a aplicação da Lei da Ficha Limpa na próxima eleição. Ele foi aplaudido pelos colegas duas vezes: após fazer seu juramento e ao final do primeiro pronunciamento na tribuna.

A posse de Cunha Lima influencia a correlação de forças no Senado porque fortalece a oposição, que passa a contar com 17 integrantes: dez do PSDB, cinco do DEM e dois do PSOL. Mas o PSDB continua sendo a terceira maior bancada, atrás do PT, com 13 senadores, e do PMDB, que passa a contar com 18 senadores por causa da saída de Santiago. A bancada peemedebista vai diminuir ainda mais nos próximos dias, ficando com 17 senadores, quando o senador Geovani Borges (PMDB-AP) tiver de ceder a cadeira para João Capiberibe (PSB-AP), cuja posse já foi determinada pelo STF.


Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. No Brasil, onde temos tantos políticos corruptos, como eles irão permitir que essa lei funcione? isso nada mais é do que mais uma Lei daquelas que só ficam no papel, como tantas outras, quando a Lei serve para avançarmos em alguma coisa ela deixa de ser cumprida, infelizmente continuaremos assim por ainda por muitos ano, os brasileiros sempre tem que dar seu "jeitinho"

    ResponderExcluir