terça-feira, 8 de setembro de 2015

Objetos de vidro são impressos em 3D pela primeira vez

Redação do Site Inovação Tecnológica -  

Impressão 3D de vidros
A equipe está muito interessada na exploração artística de suas criações, como mostra a projeção de luz sobre um dos objetos criados pela impressora 3D de vidros (à direita). [Imagem: John Klein et al. - 10.1089/3dp.2015.0021]
Impressão 3D de vidros
Engenheiros do MIT conseguiram superar o desafio de usar aimpressão 3D para fabricar peças de vidro.
"Nós apresentamos uma impressora de extrusão totalmente funcional para vidros opticamente transparentes," escrevem John Klein e seus colegas.
A impressora 3D para vidros é um pouco mais complicada do que as similares projetadas para usar tintas de plástico ou cerâmica devido à necessidade de manter as altas temperaturas necessárias à fusão do vidro.
A "tinta" é formada por micropartículas de vidro transparente, que são derretidas em um forno elétrico acima da impressora. O vidro já fundido desce até o bocal, também aquecido por resistências elétricas, onde sua aplicação é controlada para formar o objeto desejado.
Finalmente, a câmara de deposição - o local onde o objeto é construído - é fechada e aquecida para dar a têmpera, evitando que o vidro se resfrie rapidamente e corra o risco de quebrar.
Impressão 3D de vidros
Esquema da impressora de vidros 3D. [Imagem: John Klein et al. - 10.1089/3dp.2015.0021]
Engenharia e arte
A equipe destaca que o grande desafio para construir seu protótipo foi encontrar um material eficiente e economicamente viável para construir o bocal, pelo qual o vidro deve escorrer livremente, sem grudar - a melhor solução encontrada foi o óxido de alumínio.
A grande restrição da impressora 3D de vidro é que os objetos não podem ter ângulos fechados porque, neste estágio do desenvolvimento, o bocal ainda tem um diâmetro elevado, além de precisar depositar as camadas rapidamente para que o vidro não endureça.
Mas a equipe parece querer explorar nichos onde não se aplicam as preocupações tradicionais dos processos industriais de alto volume: "Esta pesquisa reside na interseção do design, engenharia, ciência e arte, o que representa uma abordagem altamente interdisciplinar," escrevem eles.

Bibliografia:

Additive Manufacturing of Optically Transparent Glass
John Klein, Michael Stern, Giorgia Franchin, Markus Kayser, Chikara Inamura, Shreya Dave, James C. Weaver, Peter Houk, Paolo Colombo, Maria Yang, Neri Oxman
3D Printing and Additive Manufacturing
Vol.: Online Ahead of Print
DOI: 10.1089/3dp.2015.0021
Fonte: Inovação tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário