sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Curiosidade » Chamada de celular deixa formigas 'doidas'


Com o telefone em descanso, as formigas estavam agindo naturalmente, dentro da 'desorganização organizada' comum para esses insetos. Porém, quando o celular recebeu a ligação, tudo mudou (YouTube/Reprodução)
Com o telefone em descanso, as formigas estavam agindo naturalmente, dentro da 'desorganização organizada' comum para esses insetos. Porém, quando o celular recebeu a ligação, tudo mudou
Muito se discute sobre os reais efeitos da radiação provocada por dispositivos eletrônicos que emitem micro-ondas, como os telefones celulares. Um estudo publicado este ano no periódico científico Journal of Microscopy and Ultrastructure, por exemplo, diz que crianças são muito mais suscetíveis aos efeitos da radiação emita por aparelhos sem fio do que adultos. Agora, que tal verificar o efeito provocado por um celular, na prática? Um vídeo que mostra formigas alterando o comportamento quando o telefone começa a tocar, está chamando a atenção no YouTube.

Assista ao curioso "experimento" amador:



Nas imagens, é possível ver que os insetos estavam agindo da forma "desordenadamente organizada", própria deles, mas, quando o aparelho celular recebe uma ligação, imediatamente as formigas alteram o comportamento, e passam a andar em círculos ao redor do dispositivo. É como se recebessem uma mensagem para "seguir o líder".


Não existe ainda uma explicação oficial para esse comportamento estranho das formigas, flagrado no vídeo. Tudo indica, porém, que essa mudança de atitude tenha relação com o sistema de orientação desses insetos. Segundo o site Ciência Hoje, a formiga possui partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. Portanto, o sinal de chamada do celular pode ter interferido nesse sistema biológico e induzido a colônia a circular ao redor do aparelho.

Disponível em:
http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/atualidades/2015/09/04/noticia_atualidades,154932/chamada-de-celular-deixa-formigas-doidas.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário