terça-feira, 19 de maio de 2015

O efeito de levitação não será mais ficção

Cientistas escoceses descobriram recentemente como manipular uma lei física e recriar o efeito da Levitação em laboratório… Isso é muito interessante. Confira aqui
Por Diego “Sinuhe” 
Parece que a ficção está se tornando cada vez mais próxima da realidade: um grupo de cientistas da Universidade de Saint Andrews (Escócia) consiguiu simular o efeito da levitação, baseando-se na manipulação de num efeito que induz a atração entre dois corpos chamado “Efeito Casimir”. Esse efeito é o responsável, por exemplo, pela aderência da lagartixa em diversas superfícies.
A notícia é do site britânico Telegraph, que afirmou que este efeito foi utilizado com sucesso para a repelir dois corpos ao invés de atraí-los. Isso abre um leque de possibilidades, desde o melhoramento dos trens com trilhos magnéticos (trem-bala) que funcionam praticamente sem atrito, comuns no Japão, até a invenção de várias máquinas que teriam sua dinâmica totalmente alterada, com peças e mecanismos que utilizassem a flutuação. Mas, no momento apenas peças de pequeno porte são utilizadas.
 
Desculpem… Foi inevitável lembrar disso (Cadeira do Xavier)
Veja aqui alguns cometários dos pesquisadores responsáveis pelo estudo:
“O Efeito Casimir é a última causa de fricção no mundo da nanotecnologia, em particular em alguns sistemas microeletromecânicos”, afirmou Ulf Leonhardt, num artigo publicado pela revista “New Journal of Physics”.
Se conseguirmos manipular esta forças, as micro ou nanomáquinas poderão funcionar com menos ou nenhuma fricção”, acrescentou.Sobre o atrito “Para reduzir a fricção no mundo da nanotecnologia, a solução poderia ser transformar o processo natural de atração em repulsão. Em vez de se manterem juntas, as partes da micromaquinaria levitariam
As possibilidades são as mais variadas possíveis, quem sabe os famosos veículos voadores dos Jetsons não estejam num futuro tão distante… Especulações a parte, caso você tenha um pouco mais de curiosidade, aqui vão algumas explicações de como funciona o “Efeito Casimir”: 
Efeito Casimir O efeito Casimir é causado pelo fato do espaço vazio ter flutuações do vácuo, pares de partículas virtuais-antipartículas virtuais que continuamente se formam do nada e tornam ao nada um instante depois. O espaço entre as duas placas restringe o alcance dos comprimento de ondas possíveis para estas partículas virtuais e então poucas delas estão presentes dentro desse espaço.
Como resultado, há uma menor densidade de energia entre as duas placas do que no espaço aberto; em essência, há menos partículas entre as placas que do outro lado delas, criando uma diferença de pressão, que alguns erroneamente chamam energia negativa mas, que realmente não é senão devida a uma maior pressão fora das placas que entre elas, o que as empurra uma contra a outra.
Um efeito análogo ao Casimir foi observado por marinheiros franceses no séc. XVIII. Onde dois navios balançam de um lado a outro com forte maré, mas vento fraco, e os navios se aproximam mais que rudemente, a interferência destrutiva elimina a maré entre os navios. O mar calmo entre os navios tem uma densidade de energia menor que a maré de cada lado dos navios, criando uma pressão que pode empurrar os navios para mais perto de si. Se eles se aproximam demais, o cordame dos navios pode se emaranhar. Como uma contramedida, um livro do início de 1800 recomenda que cada navio deve mandar uma barco remado por 10 a 20 marinheiros para afastar os navios.
O efeito Casimir foi medido em 1997 por Steve K. Lamoreaux do Los Alamos National Laboratory e por Umar Mohideen da University of California at Riverside e seu colega Anushree Roy. Na prática, em vez de usar duas placas paralelas, que requeriria alinhamento perfeitamente acurado para garantir que estariam paralelas, o experimentousa uma placa que é plana e outra placa que é parte de uma esfera com um grande raio de curvatura.
 
Reparem que o objeto possui um lado plano e outro que é parte de uma esfera.
Pesquisas posteriores mostraram que, com materiais de certa permissividade e permeabilidade, ou com uma certa configuração, o efeito Casimir pode ser repulsivo ao invés de atrativo.”
Dr. Thomas Philbin, pesquisador do projeto, também afirmou que  até o momento o processo só pode ser realizado em microobjetos, mas estuda a possiblidade futura dele ser aplicado em objetos tão grandes quanto uma pessoa… Ou seja, pessoas voando por aí com essa tecnologia, interessante…
Nota 01: Eu fiz essa matéria ao som de Kashmir-Led Zepplin… Acho foi a tal LeiCasimir. Eu sei que não tem nada a ver, mas me lembrei dela. Ouça aqui:
 Audio Player
Nota 02: Agradeço a dica da matéria para o blog dropslight do amigo “Olli”, que indicou o 100Grana para o prêmio  The Power of Schmooze, que tem o objetivo de aumentar a interação entre blogs.
O Wikipédia também foi fonte de pesquisa para essa matéria.
“Para o alto e avante!”
Fonte: https://100grana.wordpress.com/2007/08/10/o-efeito-de-levitacao-nao-sera-mais-ficcao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário