sábado, 2 de maio de 2015

Estudantes e professores do Ceará inventam o primeiro circuito com placa e trilhas condutoras transparentes.

PCB (printed circuit board) - Placa de Circuito Impresso.



Ainda ninguém no mundo tinha colocado componentes eletrônicos em uma placa de circuito transparente e também com as trilhas transparentes. O que existe são placas de vidro com trilhas de cobre, e como se sabe, o cobre não é transparente. Tal invenção e técnica inédita, pode servir de base para o futuro das placas de circuitos. E para que serviria? Suponha que um médico vai colocar um marca passo de plástico transparente, feito com esta placa transparente, mesmo os componentes não sendo transparentes como transistores, LEDs, resistores, etc…, só o fato da placa o ser, facilita enxergar através do marca passo, e ver se existe alguma infecção por trás. Outra aplicação seria usar em um quadricóptero de plástico transparente para espionar crimes e bandidos, sendo ele todo transparente, com exceção da bateria que poderia ser camuflada da cor do céu. Mais uma aplicação seria a de um mini submarino todo transparente, para estudar o habitat marinho sem impactar muito no visual, ou mesmos torres de observação nas florestas para estudos de animais. Uma vantagem é que as trilhas não se desmancham no ácido sulfúrico ou água. Sendo bem resistente à oxidação. É sem dúvida a primeira montagem de placa transparente do Brasil e do mundo, que usa componentes discretos. Feita no Ceará com baixo custo. Veja o vídeo em:
O circuito mostra o tunelamento quântico.



Este vídeo mostra como fazer uma placa de circuito impresso transparente. Ainda não existe esta placa com os componentes soldados. O que existe são as telas touch com transistores TFT (thin-film transistor), mas nenhuma com componentes discretos soldados, como capacitores, LEDs e transistores. Fizemos um óxido condutor mais rápido e barato que o ITO (indium tin oxide) oSnO2. Em menos de 15 minutos, e 10 segundos para borrifar o SnCl4 + metanol.
O circuito é um oscilador que usa do efeito avalanche, do vencedor do prêmio Nobel Leo Esaki, o mais simples circuito oscilador (http://en.wikipedia.org/wiki/Leo_Esaki).
A placa é a prova de ácido e água, foi testada por uma hora no ácido sulfúrico concentrado.
Espera-se que este vídeo possa ajudar alunos e professores em novas descobertas para uma vida melhor e mais econômica.


Agradecimentos: UECE-FECLESC, UFC, Dr. Marcos Antonio and Dr. Sérgio Sombra




Fonte: Alexandre Goncalves Pinheiro- Agopin




Nenhum comentário:

Postar um comentário