sábado, 21 de julho de 2012

Vencedora de Nobel acredita que a cura da AIDS está próxima


Vencedora do Prêmio Nobel de Medicina de 2008, a virologista francesa Françoise Barre-Sinoussi acredita que a cura da AIDS está próxima. Ela fez parte da equipe que descobriu o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Françoise acredita na possibilidade de eliminar o vírus do corpo por conta de um caso específico em Berlim. O paciente parece ter sido curado por meio de um transplante de medula óssea.
Outros motivos fazem com que a virologista esteja otimista na cura da doença. Um deles diz respeito a um grupo de infectados na França que convivem com a doença sem sentir seus sintomas graças a medicamentos antirretrovirais.
Outra esperança se reflete numa minoria de 0,3%, correspondente às pessoas infectadas pelo vírus HIV e que não apresentam sintomas da doença, mesmo não tendo sido submetidos a tratamentos.
A dificuldade do acesso a medicamentos, no entanto, é uma grande barreira no tratamento da doença. A virologista acredita que sem esse empecilho, a pandemia da AIDS poderia ser eliminada até 2050.
A taxa de morte decorrente do vírus está caindo em várias partes do mundo. Enquanto isso, o número de pacientes em tratamento aumentou para 20% entre 2010 e 2011. As informações são da revista Info.
Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário