quinta-feira, 18 de abril de 2019

Alfabeto Egipício

Escrita no Antigo Egito

Os símbolos de escrita no Antigo Egito, também conhecida como escrita hieroglífica, eram tão detalhados e trabalhados para a época, que são estudados até os dias atuais. Assim como nos campos da arquitetura, engenharia e medicina, a forma de escrita e leitura no Antigo Egito era impressionante, principalmente considerando o período histórico.
Os hieróglifos podem ser lidos como imagens, símbolos de figuras ou símbolos sonoros. Seu nome significa ‘escultura sagrada’ e eles são divididos em três tipos:
  • Logogramas: Palavras representadas por um único símbolo, tanto no som como no significado.
  • Fonogramas: Representam um som ou uma série de sons.
  • Determinativos: Representam as desinências verbais de palavras. É a forma de transformar, ‘andar’ em ’andando’, por exemplo.
Resultado de imagem para alfabeto egito antigo

Feitos por artesãos com cinzel e martelo, os hieróglifos a princípio eram feitos apenas em espaços como monumentos, templos, tumbas e documentos importantes. Os símbolos utilizados na escrita cotidiana eram mais simples e de mais fácil aplicação.
Além de existir um símbolo para cada letra (imagem acima), a escrita no Antigo Egito também tinha símbolos para palavras, nomes próprios e situações cotidianas.
Símbolos cotidianos. Da esquerda para a direita: Homem, Mulher, Criança, Deus, Deusa, Terra Estrangeira, Tempestade, Água, Vento, Planta, Pássaro e Peixe.

É interessante perceber a delicadeza e o detalhamento de cada traço. A leitura e a escrita funcionavam para documentar o cotidiano da época e até hoje são formas de conhecer essa civilização.
Com o tempo, a escrita foi se popularizando e expressando individualidade. Existem registros da 1ª dinastia (séc. 2925 – séc. 2775 AC) que já trazem imagens de pessoas (não  necessariamente os Faraós) com nomes ou títulos. Também é possível ler descrições de imagens, explicando o que está retratado, como uma espécie de legenda.

Números

Os números também fazem parte da escrita no Antigo Egito. Cada figura representa um numeral e é a forma que a sociedade tem de documentar diversas situações.
Na imagem percebe-se uma lógica na criação de vários numerais, como o 5, o 6 e o 9, representados por bastões na quantidade dos números, enquanto outros números como o 7 e o 2 são representados deforma mais complexa.

Amuletos

Os amuletos podem ser encontrados em diversos registros da escrita no Antigo Egito. Eles representam proteção e têm uma conotação religiosa.
Amuletos. Da esquerda para a direita: Um Milhão, Vida, Ouro, Pilar de Osíris, Proteção, Nó de Ísis, Existência, Olho de Hórus e Frescor.
 Você percebe a riqueza das ilustrações? O uso das cores? Incrível, não? Nossa dica é ampliar a imagem para perceber cada detalhe.
Fontes:
disponivel em: https://www.descobriregipto.com/escrita-no-antigo-egito/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário