sábado, 22 de dezembro de 2018

Asteroide passa hoje mais perto da Terra que nos últimos 400 anos

O objeto, classificado como "potencialmente perigoso" pela distância e tamanho, só vai voltar a ficar tão perto assim em 2070

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO ASTEROIDE 2003 SD220. (FOTO: NASA / JPL-CALTECH)












Com resoluções tão boas quanto 123,7 metros por pixel, o detalhe dessas imagens é 20 vezes melhor do que o obtido durante a aproximação anterior do asteróide com a Terra há três anos, que estava a uma distância maior. Os novos dados do radar fornecerão restrições importantes na distribuição de densidade do interior do asteroide - informações que estão disponíveis em poucos asteróides próximos à Terra.

"Este ano, com o nosso conhecimento sobre a lenta rotação do 2003 SD220, conseguimos planejar uma grande sequência de imagens de radar usando os maiores radiotelescópios de prato único do país", disse Patrick Taylor, cientista sênior da Associação de Pesquisa Espacial Universitária ( USRA) no Lunar and Planetary Institute (LPI) em Houston.

"Os novos detalhes que descobrimos, até a geologia do 2003 SD220, nos permitirá reconstruir sua forma e estado de rotação, como foi feito com Bennu, alvo da missão OSIRIS-REx", disse Edgard Rivera-Valentín, USRA. cientista na LPI. "A reconstrução detalhada da forma nos permite entender melhor como esses pequenos corpos se formaram e evoluíram ao longo do tempo."

Patrick Taylor conduziu as observações de radar bi-estático com o Green Bank Observatory, o maior radiotelescópio totalmente orientável do mundo. Rivera-Valentín liderará a reconstrução de forma do SD220 de 2003 e liderou as observações do Observatório de Arecibo.

O Asteroid 2003 SD220 foi descoberto em 29 de setembro de 2003 por astrônomos do Observatório de Lowell Near-Earth-Object Search (LONEOS) em Flagstaff, Arizona. É classificado como sendo um "asteróide potencialmente perigoso" devido ao seu tamanho e proximidade com a órbita da Terra. No entanto, essas medições de radar refinam ainda mais a compreensão da órbita do 2003 SD220, confirmando que não representa uma ameaça futura ao impacto na Terra.

Disponível em:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2018/12/asteroide-vai-passa-hoje-mais-perto-da-terra-que-nos-ultimos-400-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário