quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Desista do Concurso Público! É mais fácil. Ou então veja essas 5 dicas para se manter motivado e conseguir a aprovação que tanto deseja.

Quem já passou em concurso público sabe muito bem que a principal característica de um bom concurseiro é "não desistir nunca". Mas em meio a tantas provas, editais, viagens, reprovações e não convocações, o que de fato pode servir de motivação para um concurseiro não desistir da carreira pública?
5 dicas para no desistir do Concurso Pblico

1 - Esqueça a concorrência

Pode parecer meio clichê, mas em concursos públicos, seu único concorrente é você mesmo! Vamos imaginar que você está lá super empolgado com seus estudos para a próxima prova e quando sai a relação candidato/vaga a surpresa: 400/1... 100/1... 30/1. Lembre-se do seguinte: Alguém sempre passa, e se você estiver preparado, esse alguém será você.

2 - Não seja influenciável

Vida de concurseiro não é fácil. Inevitavelmente você abre mão da sua vida social apenas para estudar. Então, é nessa hora que os 'mensageiros do mal' vão tentar te influenciar com coisas do tipo "vamos sair", "você precisa viver", "concurso é jogo de cartas marcadas", "mesmo que você passe não te chamam", e isso acontece justamente no dia que você está rendendo melhor nos estudos. Não se deixei influenciar. Foque!

3 - Por falar em foco...

É normal os concurseiros estudarem em 'bando', muitas vezes eles (nós) se reúnem com vários outros amigos para estudar. Até aí tudo bem, mas só que estudam para concursos diferentes. Pois é. Não pode, ou pelo menos, não deveria. Escolher uma área específica para focar seus estudos naquele assunto e fazer a tal da "imersão" é fundamental para ter sucesso no seu concurso. Em grupos com o mesmo objetivo, além dos estudos, as conversas serão super produtivas. Tenta lá pra você ver como é legal.

4 - Descanso e equilíbrio

No item 2 falei de abrir mão da vida social. Sim, mas nem tanto. Tudo é meio termo, já dizia minha psicóloga. Ficar em casa trancado por muito tempo, ou então pra quem trabalha e estuda, usar o tempo livre somente para estudar vai te levar a loucura. Vai por mim, isso vai te desmotivar. Então, separe um tempo para tomar aquela cerveja com os amigos, pegar uma praia, ir ao cinema. Distraia sua cabeça com coisas que não tenham absolutamente nada a ver com os seus estudos. Se precisar, tire um dia de folga dos seus livros e vá se curtir um pouco. Mas lembre-se: meio termo é tudo!

5 - Pergunte (e converse) com quem entende do assunto

Se for alguém que já passou por uma experiência parecida e conseguiu a aprovação (e nomeação) melhor ainda. Quem foi que disse que nos concursos públicos não tem networking? Busque na internet, a comunicação hoje ficou tão mais fácil. Converse com delegados, defensores, juízes, enfim, tenho certeza que eles terão o maior prazer em te contar a experiência deles. Além de te dar dicas preciosas;-)
Por falar em conversar com quem entende, o defensor público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu livro de estratégias para concursos com ótimas dicas. Baixe gratuitamente o livro digital dele clicando aqui.

Disponível em:http://concurseiroprofissional.jusbrasil.com.br/artigos/220539959/desista-do-concurso-publico-e-mais-facil?utm_campaign=newsletter-daily_20150819_1719&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Um comentário:


  1. Renato Menezes · Delegado de Polícia Federal em Departamento de Polícia Federal
    Neste vídeo faço comentários sobre os 5 MAIORES ERROS DOS CONCURSEIROS INICIANTES e até mesmo dos que se julgam mais experientes.
    Falo sobre os obstáculos que mais fazem com que os concurseiros desistam de seus sonhos, ou seja, do cargo almejado.
    Durante o vídeo também revelo algumas dicas e sacadas sobre como superar os 5 Obstáculos e obter resultados extraordinários em provas de concursos públicos.
    Comento sobre a figura do "CAÇADOR DE EDITAIS", que são aqueles concurseiros que estão sempre muito bem informados sobre os próximos concursos, mas que somente começam a estudar depois da publicação do Edital.
    https://youtu.be/0eWCgXFOwKk

    ResponderExcluir