segunda-feira, 2 de março de 2015

O ANO INTERNACIONAL DA LUZ: SBF ATIVA E PARTICIPANTE

Imprimir29 Janeiro 2015
acontece-29012015-1Acontece na SBF, semana de 29 de janeiro de 2015
Decretado pela UNESCO, o ano de 2015 marcará a comemoração mundial do Ano Internacional da Luz e suas Aplicações . A Luz é tão importante para a Humanidade que seu entendimento precisa ser constantemente revisto e relembrado. Historicamente, o ano de 2015 coincide com aniversários de diversos feitos importantes. Começando com os 1000 anos da produção dos primeiros compêndios sobre luz por Al Haytham, fato que o torna o verdadeiro pai da óptica e do entendimento da luz. Também comemoramos os 150 anos da teoria eletromagnética por J. Clark Maxwell, com a qual a luz adquiriu uma consistencia cientifica que nos permitiu entender, de forma inédita, como que a luz interage com a matéria e a que se devem diversas de suas propriedades.
A identificação da natureza elétrica e magnética da luz foi um dos desenvolvimentos mais brilhantes da ciência moderna. O Ano também marca diversas outras descobertas cientificas. Ocasiões como esta são fundamentais para que possamos refletir sobre o tema. Cerca de 1,5 bilhões de pessoas ainda não dispõe de eletricidade, e portanto não podem usufruir da luz elétrica. Para estes, a possibilidade de trabalhar, de estudar ou de se cuidar, termina com o por do sol. A luz, e suas diversas formas de ser produzida e conduzida, é fundamental para quase todas as áreas da ciências e para o avanço econômico de uma nação. Com luz temos a mais moderna forma de comunicação, gerando uma verdadeira revolução nas telecomunicações. Sem fibras ópticas e luz, estaríamos ainda nos primórdios da comunicação. Não poderíamos ter milhões e milhões de pessoas simultaneamente conversando por telefone. Não teríamos o sistema GPS e nem poderíamos ter esta avançada rede de comunicação via computadores e telefones. Além disto, a luz é hoje fundamental em modernas técnicas de diagnóstico e tratamento de doenças.
A Sociedade Brasielria de Fisica (SBF) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), participam oficialmente das comemorações da UNESCO, com um elevado elenco de atividades que estão sendo programadas para este ano. Além disto, a SBF, através de seu Diretor Prof Vanderlei Bagnato, esteve presente na sede da UNESCO para o lançamento oficial do evento, que foi realizado com um Encontro Especial colocando juntos cientistas, chefes de Estado, ministros, embaixadores, entre outros. Segundo o Prof. Bagnato, palestras de Premiados com o Nobel, como Steven Chu, e de chefes de Estados, mostraram a importância do evento e a necessidade de refletirmos mais sobre o tema. Em especial, o ensinamento do tema luz dentro dos currículos escolares é uma das principais tarefas de nossas sociedades cientificas.
No Encontro Nacional de Ensino de Física, que ocorreu em Uberlândia de 26 a 29 de janeiro, a Palestra Inaugural do Prof. Bagnato deu início às atividades do Ano Internacional da luz no Brasil. Foi salientando que:  "Se pretendemos que nossos jovens entendam o mundo ao seu redor, como vemos as coisas e como toda a natureza funciona, é fundamental o bom entendimento dos fenômenos luminosos". Ao longo do ano de 2015, diversos eventos serão promovidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, e anunciados como comemorativos desta celebração.
Veja o vídeo de divulgação Ano Internacional da Luz 2015

Disponível em:http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=627:o-ano-internacional-da-luz-sbf-ativa-e-participante&catid=152:acontece-na-sbf&Itemid=270

Nenhum comentário:

Postar um comentário