sábado, 3 de janeiro de 2015

USP anuncia curso de astrobiologia pelo Coursera

1271
Crédito da Imagem: Don Dixon.
Após o anúncio oficial de parceria entre o Coursera e as duas universidades tradicionais brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a USP disponibilizou a lista de cursos online que serão oferecidos em 2015, entre eles um curso inédito de astrobiologia ministrado pelos professores Augusto DamineliElysandra Figueredo Cypriano e Rodrigo de Souza. Para se inscrever no curso, clique aqui.
A um tempo atrás, criei um grupo de estudos no Facebook do curso de astrobiologia oferecido pela Universidade de Edimburgo em língua inglesa, para tirar dúvidas e compartilhar material (livros e vídeos) sobre o tema. Para participar, clique aqui.
Breve Introdução do Curso - Origens da Vida no Contexto Cósmico
Para conhecer a vida é necessário conhecer outras ocorrências da vida. O avanço da tecnologia possibilitou, nas últimas décadas, a descoberta de inúmeros planetas orbitando outras estrelas da nossa galáxia. Hoje sabemos que o universo está infestado de planetas. Essas descobertas deram um novo fôlego à busca da vida em um contexto mais amplo, em um contexto cósmico. Hoje em dia podemos nos perguntar se a vida é um milagre, ou um tipo de química comum em outros planetas e tentar buscar, através da astronomia, peças desse grande quebra-cabeças na tentativa de entender se a origem da vida ocorreu antes, durante ou depois da formação de nosso planeta.
Este curso apresenta um panorama geral sobre as hipóteses relacionadas à origem da vida na Terra bem como sobre os blocos fundamentais para a formação da vida simples e complexa. A compreensão da vida no contexto cósmico e as estratégias desenvolvidas para a busca da vida em outros planetas. A cada semana iremos abordar aspectos relacionados a origem da vida, combinando conceitos chaves de astronomia, tecnologia e a visão de diversos especialistas da área.
Programa do Curso
  • 1º Semana: Nosso universo é extraordinariamente grande. Nessa imensidão cósmica podemos encontrar sistemas planetários de uma diversidade muito mais ampla do que até então podíamos imaginar. A busca da vida é então uma questão a ser tratada em um contexto mais amplo. Por outro lado, a vida tal como a conhecemos hoje na Terra é muito complexa para ser entendida. Nessa semana faremos um panorama geral sobre o espetáculo da vida e das espécies. Iremos explorar os dois grandes cenários da origem da vida que se contrapõem: o criacionismo e o evolucionismo. Falaremos da árvore filogenética da vida e o ancestral comum e por fim, os problemas para a formação de uma teoria geral da vida.
  • 2º Semana: Nessa semana iremos explorar as teorias e hipóteses da origem da vida. A abiogênese da escola socrática difundida por Aristóteles. A síntese de aminoácidos na Terra primitiva. Desenvolveremos os experimentos de Urey e Miller e discutiremos os problemas para a ocorrência dessas reações na Terra primitiva. O processo de formação do nosso sistema planetário e a formação dos planetas rochosos e gasosos nos ajudará a entender as principais características do sistema solar hoje em dia e em sua origem, e com isso a origem extraplanetária de aminoácidos.
  • 3º Semana: Exploraremos um pouco mais o processo de formação planetária, retrocedendo no tempo até o momento em que a vida surgiu na Terra. Nessa semana discutiremos sobre a origem da vida em nosso planeta, reconstruindo a história da vida e da Terra primitive e os fatores ambientais (internos e externos) que propiciaram seu surgimento. O surgimento da auto-organização molecular num “mundo RNA”, onde essa molécula exercia ao mesmo tempo, o papel de código replicador e de função metabólica.
  • 4º Semana: Na última semana falaremos sobre a procura da vida fora da Terra. Falaremos sobre a origem dos elementos químicos biogênicos, a energia estelar e sua importância. Os métodos de detecção de exoplanetas e as condições físico-quimicas da atmosfera de exoplanetas até agora descobertos. O conceito de habitabilidade planetária e os fatores condicionantes da possibilidade de formação de vida em outros planetas: a zona de água líquida em torno das estrelas e a zona de habitabilidade Galáctica. Para finalizar apresentaremos os telescópios da próxima geração e as perspectivas concretas de detecção de sinais de atividade biológica em exoplanetas.
Conhecimentos Prévios Recomendados
Não é necessário ter conhecimentos prévios. O curso está aberto a todos os interessados.
Formato do Curso
Este curso tem duração de 4 semanas e é composto por uma série de vídeos com duração entre 10 a 15 minutos, textos para leitura e discussões no fórum, sendo necessário uma dedicação de 4 a 6 horas de estudo semanais.
Fonte:http://universoracionalista.org/usp-anuncia-curso-de-astrobiologia-pelo-coursera/

Um comentário:

  1. Prezados, minha página tem o objetivo de divulgar a participação dos religiosos nas descobertas científicas. Como exemplos: A Genética foi fundada pelo monge Gregor Mendel; a Geologia tem o bispo Nicolau Steno como um de seus fundadores; a difração da luz foi descoberta pelo padre Francesco Maria Grimaldi; os jesuítas contribuíram ativamente com a Sismologia, física e matemática. Se quiser saber mais, curta a página no facebook e acompanhe as atualizações:

    https://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3ria-da-Ci%C3%AAncia/220847061457819

    www.hisciencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir