terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sondas europeias vão revelar em 2013 segredos do Big Bang, de Marte e do clima, promete ESA


Sondas europeias voltarão à Terra este ano com um tesouro de dados sobre o Big Bang, a água em Marte e as mudanças climáticas, afirmou Jean-Jacques Dordain, diretor da Agência Espacial Europeia (ESA,na sigla em inglês). O orçamento da ESA para 2013 é de US$ 5,6 bilhões (cerca de R$ 11,37 bilhões), uma alta de 6% com relação ao ano passado, disse o executivo.
"O ano de 2013 renderá frutos extraordinários" de conhecimento sobre o espaço, antecipou Dordain em coletiva por ocasião do início do ano. 
Em 22 de fevereiro, os cientistas trarão de volta a missão Umidade dos Solos e Salinidade dos Oceanos (SMOS), em que um satélite lançado em 2009 mapeia a superfície e os oceanos da Terra em busca de alterações vinculadas às mudanças climáticas.
Em 21 de março, astrofísicos divulgarão o primeiro mapa completo do céu do Fundo Cósmico de Microondas (CMB), corrente de radiação antiga que data da criação do universo, 14 bilhões de anos atrás. O mapa foi gerado pela sonda Planck, lançada em maio de 2009.
Em junho, especialistas da ESA divulgarão um "mapa mineralógico" completo de Marte, montado a partir de dados de sensoreamento remoto, fornecidos pela sonda Mars Express, que este ano marca seu 10º aniversário de operações, afirmou Dordain.
Com indícios de existência de água no passado, o mapa ajudará a selecionar os locais para uma ambiciosa missão científica russo-europeia, a ExoMars, que compreende um orbitador que será lançado em 2016 e um veículo-robô em 2018.
Em 29 de dezembro, a Mars Express fará seu sobrevoo mais próximo da lua marciana de Fobos, passando a menos de 50 quilômetros de sua superfície.

Veja mais imagens e notícias sobre o espaço

Foto 41 de 41 - Cientistas do Irã exibem macaco que foi enviado a 120 quilômetros de altitude a bordo de uma cápsula e recuperado com vida após o pouso. O diretor do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, afirmou que o lançamento teve como objetivo estudar "a presença humana no espaço", já que o país pretende colocar um homem em órbita entre os próximos cinco e oito anos Mais AP Video
Mapa da Via Láctea
Ainda este ano, o observatório europeu Herschel, lançado em 2009, fornecerá um mapa completo da superfície da Via Láctea, possibilitando a astrônomos apontar onde as estrelas estão surgindo na nossa galáxia.
No segundo semestre de 2013 está previsto o lançamento de Gaia, um telescópio de "astrometria espacial" que examinará um bilhão de estrelas para produzir o maior mapa tridimensional da Via Láctea.
A ESA também anunciou que prosseguirá com o lançamento previsto dos primeiros satélites operacionais do programa Galileu, concorrente europeu do norte-americano Sistema de Posicionamento Global (GPS) de navegação por satélite.
Quatro satélites serão lançados em pares por dois foguetes Soyuz, da base da ESA em Kourou, na Guiana francesa, na segunda metade do ano. Quatro satélites de teste já estão em órbita. Finalmente, o sistema Galileu terá 27 satélites e três reservas.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário