quinta-feira, 10 de maio de 2012

Notícias»Ciência Telescópio encontra bola gigante de estrelas


São Paulo - O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou uma imagem do aglomerado de estrelas Messier 55. Na foto, ele aparece como uma bola gigante de estrelas.
A fotografia foi capturado pelo Telescópio Vista, capaz de rastrear imagens em infravermelho. Ele tem 4,1 metros e fica ao norte do Chile.

LEIA TAMBÉM

///

TAGS

///
O aglomerado está na constelação de Sagitário, a 17 mil anos-luz da Terra. No céu, ele ocupa um espaço equivalente a dois terços do tamanho da Lua Cheia. Portanto, não é tão difícil de encontrá-lo com ajuda de um telescópio pequeno.
Na fotografia, cerca de 100 mil estrelas estão reunidas em um diâmetro de aproximadamente 100 anos-luz, equivalente a apenas 25 vezes a distância entre o Sol e o sistema estelar mais próximo, o Alfa Centauri. Para a astronomia, esse número faz com que essas estrelas estejam muito próximas umas das outras.
Para a ciência, essa imagem pode ajudar na compreensão de como funciona o ciclo de vida das galáxias. Isso porque além de estarem em um espaço relativamente pequeno, essas estrelas também estão entre as mais antigas do Universo, a mais de 10 bilhões de anos atrás. Ao estudar esse aglomerado e outros objetos antigos, os astrônomos podem aprender como nascem e evoluem as estrelas e as galáxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário