quarta-feira, 28 de maio de 2014

Conheça o brasileiro que é considerado um 'super-humano'

Gabriel Barbar, o garoto que resolve cubos mágicos em velocidade sobre-humana

por João Mello
Editora Globo
Inteligente ao cubo. Ele garante que não é gênio, mas disciplinado //Crédito: Divulgação
Cubos mágicos podem ser torturantes. Espécie de esfinge moderna, você vê ele dando sopa em cima de uma mesa de centro qualquer e se auto impõe o desafio de resolvê-lo, leve o tempo que for. Até que você desiste e fica se perguntando qual o motivo de alguém ter criado aquilo. É porque tem gente que não desiste fácil. E esse tipo de gente acaba achando fácil simplesmente resolver o cubinho - e a brincadeira passa a ser a velocidade com que ele é solucionado. O mineiro Gabriel Barbar é um deles. Líder do ranking sul-americano de Cubo Mágico (assim, com letra maiúscula mesmo, já que a prática tem até uma associação mundial) ele foi convidado pela Discovery Channel para participar do Projeto Super-Humanos, programa que irá mostrar gente extraordinariamente talentosa de várias partes do mundo.

Com apenas 19 anos, o desafio dele no programa foi nada mais nada menos que resolver 3 cubos mágicos de uma só vez. Com os olhos vendados. “Acho que eles me deram esse desafio porque eu nunca tinha feito isso antes”, conta o mineiro de voz calma como sua cidade natal, Uberlândia. O que Gabriel já tinha feito antes é igualmente impressionante: o cubo comum tem 9 quadradinhos por face. O que tem 4 em cada lado, Gabriel leva 2,7 segundos pra finalizar. O que tem 25 pecinhas em cada uma das faces, menos de um minuto e meio.

Gabriel é um multi-campeão do Cubo Mágico, mas não se considera um super-humano: “Não nasci com um talento inerente. Sempre tive de me esforçar muito”. Em entrevista à GALILEU, o estudante de engenharia explica como as competições de cubo funcionam, o que aprendeu participando do programa e no que seu cérebro pensa segundos antes de seus dedos começarem a contorcer freneticamente o cubo (“É como se fosse um video-game”). Até parece fácil.

O programa estreia no próximo dia 16 de novembro e traz um super poder diferente a cada sexta-feira. Gabriel estará no Raciocínio Lógico, que vai ao ar dia 14 de dezembro, às 22:40. O vídeo abaixo foi gravado no camarim do programa. Já dá pra sentir o drama.



Como o cubo mágico apareceu na sua vida?

Gabriel Barbar: Um amigo da escola aprendeu, só que ele não ensinava ninguém. Aí eu tive que aprender sozinho – o que foi bem difícil. Então eu peguei umas dicas na internet e consegui. O desafio nessa época era só resolver o cubo mesmo. Com o tempo eu percebi que tinha jeitos mais inteligentes de resolver, jeitos que você tinha de pensar mais. E isso me interessou. Daí comecei a estudar o chamado método avançado e tomei gosto por fazer o cubo cada vez mais rápido. O legal é que como o cubo tem muitas possibilidades, nunca dá pra você aprender tudo.

Quais são seu recordes no cubo mágico?

Gabriel Barbar: Oficialmente é 7.78 segundos pra resolver um cubo. Isso com duas mãos. Com uma mão é 10.77 segundos.

Qual a diferença entre o cubo de R$1,99 e o cubo profissional?
Gabriel Barbar: O sistema é o mesmo. A diferença é que o material do profissional é melhor e ele tem mola e parafusos pra dar uma tolerância maior pros movimentos. É mais fácil de mexer rápido.

Como funciona um campeonato de cubo mágico?

Gabriel Barbar: São 19 modalidades diferentes. Você tem 5 tentativas pra resolver e o melhor e o pior tempo são retirados da média. E antes de começar a mexer no cubo você pode analisá-lo por 15 segundos.

A agilidade dos dedos é essencial. Você treina isso separado da parte mental?
Gabriel Barbar:É tudo junto. Pensa que é como um vídeo-game, eu gosto muito de usa essa analogia, porque é bem isso. Você tem um objetivo e existem várias formas de atingi-lo – e estratégia e habilidade são desenvolvidas ao mesmo tempo.

Quando você pega um cubo e olha pra ele: no que você está pensando?
Gabriel Barbar: Quando eu pego o cubo, eu prevejo o máximo de movimentos que eu consigo. São cerca de 10 a 15 movimentos que eu prevejo antes de resolver. Parece muito complicado, mas não é que eu gravo, são pedaços de movimento que estão na minha cabeça há muito tempo. Está tudo separado em pacotinhos que eu já sei resolver.


O que os especialistas do programa disseram sobre sua habilidade fora do comum?
Você se considera um super-humano?


Gabriel Barbar: De forma alguma eu nasci com um dom. Tudo que eu consegui é porque eu queria muito, treinei muito, foquei muito. A felicidade de ter participado do programa foi essa: eu imaginei “nossa eu, uma pessoa normal, gravando com um monte de gênios” mas vendo quem participou do programa comigo, o matemático e o monge shaolin, vi que são pessoas normais. Eles têm capacidades que todo mundo tem, só que focaram, tiveram disciplina e conseguiram. Talvez superar o que a maioria consegue acontece é fruto só disso - e não de um talento.

Leia Mais
Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI323642-17770,00-CONHECA+O+BRASILEIRO+QUE+E+CONSIDERADO+UM+SUPERHUMANO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário