quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Professores de física explicam relação entre Sol, Lua e Terra


Proximidade entre o planeta e o satélite influencia o movimento das marés.
Lua não tem luz própria, dependendo da posição do Sol.

Do G1 PE
Comente agora
Apesar da luz da Lua ser um tema comum na literatura, principalmente na poesia, a Lua, assim como os planetas, não tem luz própria. O satélite e suas relações com a Terra foram tema da reportagem de física do Projeto Educação desta quinta-feira (24).
“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.
A Lua é um satélite natural da Terra. Outros planetas do sistema solar também têm satélites. “Netuno e Urano também são circundados por satélites naturais, luas. O planeta que possui mais luas é Júpiter, são 64 ao todo. Inclusive, na sua órbita, se encontra o maior dos satélites naturais, chamado de Ganímedes”, destacou Diego.
Assim como a Terra, a Lua também se movimenta. O movimento de rotação é o que ela faz girando em torno do próprio eixo. O movimento de revolução é o giro que ela dá em torno da Terra. “Devido ao movimento, ela pode ter quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, ou quarto minguante. A nova acontece quando a face iluminada não está voltada para terra. Por isso, quando olhamos, não a vemos. Devido à revolução, a Lua começa a aparecer, a se iluminar, por isso quarto crescente. Quando a lua é totalmente iluminada, chama-se lua cheia. Devido ao movimento, volta a escurecer e a chamamos de minguante”, disse o professor.
Ilustração mosta como ocorre o eclipse lunar (Foto: Reprodução / TV Globo)Ilustração mosta como ocorre o eclipse lunar
(Foto: Reprodução / TV Globo)
A Lua também faz o movimento de translação. Ela gira em torno do Sol junto com a Terra, o que permite os eclipses solar e lunar. “Quando você tem Sol, Lua e Terra, nessa posição, ocorre o eclipse solar. As pessoas que estão na sombra que a luz projeta não veem o Sol. Nesse momento, é dia nesse hemisfério, e as pessoas não veem o Sol. Quando essa Lua, na fase de lua cheia, se esconde na sombra da Terra, temos o eclipse lunar, porque você não vai ver a Lua, que está dentro do cone de sombra da terra”, destacou o professor Beraldo Neto.
As fases da Lua também influenciam nas marés. “Quando Terra e Lua estão próximas, a força de gravidade é maior. Então, as marés dependem da força gravitacional trocada com a Terra. O sol também influencia, mas com menos intensidade, por ser mais distante”, finalizou Diego Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário