quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Candidatos precisam de 600 pontos em cada disciplina no Enem

Mais de sete milhões de estudantes vão fazer as provas do Enem no próximo fim de semana. Para conseguir uma boa média, o candidato tem que tirar, no mínimo, 600 pontos em cada disciplina. Preencher a prova de olho nos critérios de avaliação doMinistério da Educação pode ajudar bastante.
O enunciado das questões no Enem geralmente é longo e traz gráficos, charges, mapas e tabelas. A resposta pode estar até mesmo no texto da pergunta. Por isso, é importante ler a questão com muito cuidado. “O ideal é que o aluno leia primeiro o comando da questão, grifar no comando qual é a informação que está sendo pedida para não se esquecer e ler a coletânea ou o texto-base depois”, explica a professora de Português Janaina Ferreira de Almeida.
Nas provas das quatro áreas de conhecimento, que têm respostas objetivas, o aconselhável é gastar no máximo três minutos em cada questão. O diretor de ensino Rommel Fernandes Domingos dá algumas dicas:
- Alguns alunos buscam fazer as questões mais difíceis primeiro. Entretanto, ele explica que é melhor pular as questões mais difíceis. “Leu a questão, gastou 30 segundos, um minuto na questão, não veio ideia alguma, essa questão está ficando cara. Se sobrar tempo, o estudante volta nas questões que pulou.”
- Não compensa deixar a questão em branco. “Se é uma questão que você não sabe, deixar em branco é a pior opção. Você vai ganhar zero.”
Questões mais difíceis valem mais pontos, mas a correção se baseia em um sistema de pontuação em que a avaliação de uma depende das respostas dadas em outras. “O aluno que acerta as questões mais fáceis, quando acerta a difícil, ele ganha mais pontos, porque houve coerência na prova. É mais importante a regularidade do que o aluno ser ótimo em uma matéria e nem tão bom em outra”, explica Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário