segunda-feira, 22 de abril de 2019

Não, a física quântica não sugere que a realidade objetiva não existe



Sobre a notícia da BBC, publicada com o título de “Existe a realidade? O experimento que indica que, no nível quântico, não há fatos objetivos”, transcrevo o comentário do astrofísico relativístico e filósofo científico Gustavo Esteban Romero:


Fatos objetivos

O experimento não estabelece que não há “fatos objetivos”. Estabelece que certos fatos dependem do sistema de referência em que são medidos. Isso não é “subjetivo”, mas relativo. Na física clássica, a mesma coisa acontece quando uma propriedade tem um valor em relação a um sistema de referência e outro diferente em outro sistema. Relativo não é igual a subjetivo.

Emaranhamento quântico

No que diz respeito ao emaranhamento quântico, é uma consequência de que as equações da mecânica quântica são lineares e, portanto, vale para elas o princípio de superposição. As equações de Maxwell também o são, e é por isso que a luz pode se sobrepor para formar, por exemplo, um laser. Na eletrodinâmica, o que é superposto são as intensidades, mas na quântica são os estados. Um sistema pode ser visto como uma mistura de estados em um marco de referência e como um estado simples em outro. Isso não significa que não exista uma realidade subjacente. O sistema tem energia em todos os sistemas de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário