No próximo dia 14 de novembro acontece o fenômeno “superlua”, que é quando o satélite natural fica mais próximo da Terra do que o habitual. Essa será considerada a maior superlua do século XXI até o ano de 2052, que é quando a lua ficará a uma menor distância do nosso planeta. A última vez que o satélite esteve tão perto de nós foi em 26 de janeiro de 1948.
Quando está na menor distância da Terra, o fenômeno faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que de costume. A próxima vez que o fenômeno deverá ser tão intenso ocorrerá apenas em dia 25 de novembro de 2034.
A explicação se deve ao movimento elíptico do satélite natural e as fases da lua. Enquanto se move ao redor da Terra, a sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo (perigeu) e o mais distante (apogeu) em relação ao planeta. A superlua acontece quando o perigeu coincide com a lua cheia.
Em 2016, a previsão é que aconteçam três superluas. A primeira aconteceu no último dia 16 e as próximas estão previstas para os dias 14 de novembro e dezembro.
Fonte: O POVO
fala Alex Farias, procurei seu contato e não encontrei, sou professor em Belém do Pará e vou defender meu memorial agora sobre a aplicação de blogs, gostaria que entrasse em contato manoel2662@yahoo.com.br, 982404975 wpp.
ResponderExcluirPois gostei de seu blog, mas tenho em mente outros objetivos no meu. Por favor entre em contato ou mande seu contato que lhe procuro.
Boa noite, lhe envie meu contato pelo whatsap.
ExcluirAbraço!