terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Crianças com TV no quarto e celular têm desempenho pior em teste de leitura, indica estudo


Posse de telefone celular piora resultados em teste de leitura; instrumentos musicais melhoram
As crianças que têm aparelho de TV no quarto e telefones celulares se saíram pior em um teste de leitura, segundo um estudo divulgado pela Fundação Nacional de Pesquisas em Educação (Reino Unido).
pesquisa, divulgada no final do ano passado, dá um enfoque local ao levantamento PRIS 2011, que comparou a capacidade de leitura e atitudes em relação a esse hábito. Foram consideradas crianças entre 9 e 10 anos em 49 países.

Aqueles que possuem instrumento musical (76% dos jovens entrevistados no Reino Unido) tiveram média de 559, segundo a pontuação utilizada pela fundação. Sem instrumento musical (24%), esse número caiu para 528.

Já os jovens que têm celular (68%) ficaram com média de 544, contra 568 daqueles sem aparelho (32%). Os entrevistados com aparelho próprio de TV (67%) registraram média de 540, contra 576 de quem não tem TV (33%). Por fim, os donos de aparelhos de DVD (65%) tiveram média de 542, pior que os 569 registrados por quem não tem (36%).

O estudo também mostra o tempo que 3.927 jovens britânicos de 129 escolas diferentes dedicam a diferentes atividades (leitura, TV e videogame). Compare na tabela abaixo. 
 Menos de 30 minutosDe 30 min. a 1 horaDe 1 a 2 horasDe 2 a 3 horasDe 3 a 5 horas5 horas ou mais
Leitura43%34%12%5%2%3%
Assistir a TVs e filmes (incluindo DVD)14%25%23%17%9%12%
Jogar no videogame ou computador34%26%15%10%6%9%
Entre os 45 países pesquisados, a média é de 500 pontos – o Reino Unido ficou acima disso, com 552. Hong Kong aparece em primeiro lugar (571), seguido de Rússia (568) e Finlândia (568). Marrocos (310), Omã (391) e Qatar (425) apresentaram os piores resultados. O Brasil não participou da pesquisa.
Fonte: UOL

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