quarta-feira, 12 de março de 2025

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS - OBA

Parabéns a todos os estudantes da EEEP Antônio Tarcísio Aragão que se empenharam e se dedicaram na realização da OBA e MOBFOG. Em 2024 participaram 242 estudantes dos quais 26 conquistaram medalhas, dentre ouro, prata e bronze, o que oportunizou a participação dos mesmos na seletiva para compor as equipes para representar o Brasil na 18ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (XVIII IOAA) e na 17ª Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica (XVII OLAA).

Assim, após mais três difíceis etapas onde as escolas estaduais do Ceará ao todo classificaram 11 estudantes, 4 estudantes da Escola Profissional Antônio Tarcísio Aragão foram selecionados e estão entre os 443, dos quais serão selecionados os membros da equipe Olímpica de Astronomia e astrofísica Nacional.

Portanto, ter contribuído enquanto professor responsável por essa importante Olímpiada na escola, é extremamente gratificante e uma grande satisfação. Finalizo parabenizando esses jovens brilhantes, os quais certamente levarão em suas vidas o gosto pelas Ciências.

 

PARABÉNS POR ESTA GRANDE CONQUISTA!

  • ERIKA NARA RODRIGUES DO VALE
  • FRANCISCA DEBORA MEDEIROS DE OLIVEIRA
  • FRANCISCO DÁRCIO LINHARES DE SOUSA
  • JOÃO PEDRO PEREIRA DE OLIVEIRA

terça-feira, 11 de março de 2025

Experimentos buscam comprovar a existência do ‘tempo negativo’

 Estudo apresenta resultados surpreendentes e gera discussões na comunidade científica


Especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiram mensurar o “tempo negativo” por meio de experimentos da mecânica quântica. O conceito, antes considerado uma ilusão, agora gera debates com sua nova realidade quântica.

Os testes “excitaram temporariamente” os átomos, para que os cientistas conseguissem medir o comprimento do tempo que eles absorvem e emitem luz. Os resultados foram surpreendentes, indicando tempos iguais ou menores que zero. 

Os experimentos também indicam que os intervalos registrados podem sugerir que os fótons estavam saindo do material antes mesmo de entrarem completamente, alcançando dois estados simultaneamente durante a passagem.

Aephraim Steinberg, um dos pesquisadores do caso, reforça que a experiência ainda não é suficiente para permitir viagens no tempo ou violações de leis físicas comuns. As descobertas continuam demonstrando como a mecânica quântica ainda é de difícil acesso – embora a situação tenha aquecido as discussões na comunidade científica.

“Nossos dados são sólidos. Não estamos tentando reescrever a física. Estamos realmente destacando a estranheza das medições quânticas e seu desvio das expectativas clássicas”, afirmou Steinberg.

Apesar do salto científico que a pesquisa trouxe, muitos físicos ainda permanecem céticos quanto aos testes. A especialista Sabine Hossenfelder, conhecida mundialmente, já se posicionou contra a terminologia do “tempo negativo” e sustentou que as mudanças são “meras mudanças de fase no caminho do fóton”.


Fonte: https://revistaplaneta.com.br/experimentos-buscam-comprovar-a-existencia-do-tempo-negativo-entenda/